O design do Alfa 147 não foge dos desenhos da montadora.
Mas não é só o design que chama atenção. O Alfa Romeu 147 trouxe o câmbio Selespeed. Esse câmbio é muito parecido com os dos carros de Formula 1. Muitos dizem que é um câmbio semi-automático, pois nesse sistema existem apenas os pedais de freio e do acelerador. A troca das marchas pode ser feita pela alavanca de câmbio. Somente três movimentos estão disponíveis. Para frente, sobe-se a marcha e para trás, reduz-se a marcha. Para passa a marcha ré tem que dar um toque para a esquerda e em seguida para trás.
Para passar a primeira ou para dar a ré, o motorista tem que estar com pé no pedal do freio.
Se o motorista preferir, depois que o Alfa 147 estiver em movimento, poderá também usar o câmbio borboleta, localizado na parte de trás do volante.
Se o motorista prefirir não ter o trabalho de passar a marcha, o Selespeed também tem um modo automático. Acionando o botão City, no console central próximo ao freio de mão, as trocas de marchas são realizadas de forma automática. O câmbio Selespeed do Alfa Romeu 147 não é automático, o que é automático é a embreagem. Isso mesmo, é a embreagem!
O motor do Alfa 147 também satisfaz e muito seu motorista. Com motor Twin Spark (tecnologia exclusiva do Alfa Romeu) o carro vem com 148 cavalos de potência na configuração 2.0 litros -16 válvulas e acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 205 km/h de velocidade máxima.
O Alfa Romeu 147 proporciona uma ótima estabilidade. Em uma velocidade de 189 Km/h, o carro se quer dá indícios de instabiliade, permanecendo com muita aderência nas curvas.
O interior do Alfa Romeu 147 é bem esportivo. A iluminação dos botões e dos ponteiros é vermelha. Os dois lugares na frente, com aparência arredondada, imitam um cockpit de carro de competição. O velocímetro e o conta-giros são individuais, formando dois cones no painel principal, permitindo visão somente ao motorista.
O computador de bordo é outro exemplo de tecnologia. Nele o motorista verifica todos os dados do carro como consumo, velocidade, autonomia, distância percorrida e informações sobre o estado do carro, como portas abertas e problemas mecânicos, regulagem eletrônica da altura dos faróis.
O Alfa Romeu 147 possui seis air-bags, o que mostra que a montadora italiana pensou também na segurança de seus passageiros.
O Alfa Romeu 147 custa cerca de R$ 90.000,00, e pelo que oferece, compensa mais do que seus concorrentes............
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------